22/02/2018
III Seminário Regional de Educação
O evento aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro

Encerrou ontem, após três dias de trabalho, o 3º Seminário Regional de Educação, que teve como tema “Só desperta paixão de aprender quem tem amor por ensinar.” O evento foi realizado no Giespa e contou com a participação de 420 professores inscritos, vindos de mais de dez municípios da região.

O III Seminário Regional teve como promotores a Prefeitura de Gramado Xavier, através da Secretaria de Educação e Cultura e o SESC de Venâncio Aires. Para reduzir gastos e viabilizar a oferta de uma formação de qualidade, o evento aconteceu em forma de parceria com os municípios de Barros Cassal e Herveiras, e que, segundo o Secretário de Educação e Cultura Luiz Homero Groff, ajudou a garantir o sucesso do evento.

Durante os três dias, foram realizadas palestras, teatros, oficinas e apresentações artísticas. O evento contou com cinco palestrantes que contribuíram para a disseminação de conhecimento neste III Seminário. No primeiro dia a psicóloga Karine Baumnhard abriu os trabalhos, o assunto que ela abordou foi Como a educação faz você mudar de vida, à tarde, Jorge Trevisol abordou o assunto O propósito sagrado do ser humano.  Na terça-feira, segundo dia de evento, pela manhã  o professor Doutor Augusto Niche Teixeira palestrou sobre Tecnologia na educação, à tarde Giovani Mattiello falou sobre Os valores humanos. Os trabalhos foram encerrados na quarta-feira, por Samuel Sodré, que ministrou a oficina Integração através de técnicas teatrais e musicais no processo de aprendizagem. Além das 24 horas presenciais, os participantes terão que cumprir 16 horas de oficina por EAD, um programa em que a gestão é feita pelo SENAC.

De acordo com o secretário Luiz Homero Groff, o evento foi marcado pelo sucesso e pela alegria. Ele também agradece as parcerias firmadas para o evento, o que tornou possível a realização de um seminário de alta qualidade, mas dentro das condições financeiras do poder público municipal. Agradece o apoio das demais secretarias, que como afirma, todas ajudaram na realização do III Seminário Regional de Educação.

O prefeito municipal Claucir José Mafi enfatizou a importância da realização do III Seminário Regional e a participação dos educadores neste evento tão fundamental para a educação. Parabenizou também a Secretaria de Educação, pelo empenho e o bom trabalho realizado.

O calendário letivo inicia na segunda-feira, dia 26, porém os professores já se reúnem nas escolas na quinta-feira e na sexta-feira. O objetivo é preparar a escola para a chegada dos alunos.