10/04/2018
Secretaria de Educação e Cultura promove Feira do Livro
O Patrono do evento será o Escritor e Ilustrador Gil Kipper

No dia 26 de abril mais uma parceria do SESC de Venâncio Aires e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Gramado Xavier estará em evidência: trata-se da Feira do Livro 2018. O evento que contará com apresentação de todas as escolas municipais e a escola estadual terá um dia inteiro de atividades voltadas à cultura, à literatura, à leitura e ao teatro.

Este ano a Feira do Livro tem como Patrono o Escritor e Ilustrador Gil Kipper. Autor, ilustrador e editor naturalizado em Santa Cruz do sul, onde iniciou sua carreira como cartunista e publicitário em 1975. Em Porto Alegre, exerceu as funções de capista de livros e ilustrador para várias editoras e agências de publicidade, oportunizando criar e editar suas próprias obras. Destacou-se na linha infantil adotando suas habilidades de ilustrador, foi quando criou a coleção Zum histórias e atividades, lançado em 1982. Proprietário da editora e livraria Zum distribuidora Ltda, produz e comercializa suas próprias obras. Integrante da academia Santa Cruzense de escritores, possui uma trajetória literária com diversas obras publicadas, entre elas os seguintes títulos: A volta do lobo mau, O livro mágico, Os hortifrutes no planeta verde, Assassinato sem pistas, Mistérios da gruta, O filho do pantanal, Amigos todos os dias, Vultos na Floresta, entre outros.

Segundo o Secretário de Educação Luiz Homero Groff, as escolas municipais estão fazendo um Concurso Literário cujo encerramento será no dia da Feira e visa despertar o desejo pela leitura e o interesse pela arte. Os alunos que se destacarão irão receber premiações.

Gil Kipper terá participação especial no evento que conta com a seguinte programação:

Manhã:

09h - Abertura Oficial, apresentação do patrono "Escritor e Ilustrador Gil Kipper" e entrega da premiação do 1º Concurso Literário;

10h - Espetáculo teatral " Bia e a Fantástica Viagem ao Mundo da Literatura";

10h - Oficina de Criação literária e Ilustrações com o escritor e ilustrador Gil Kipper. (Gil solicitou duas mesas grandes, e que os alunos trouxessem lápis, folha A4, borracha e canetão preto, também solicitou que fosse limitado o número de participantes = Penso que o ideal seria realizarmos essa oficina na frente do ginásio, ou seja, dividirmos as turmas, alguns ficam para assistir o teatro e outros realizam a oficina).

Tarde:

13h30 - Animação Cultural e Contação de histórias com "Fredi Bessa" do Grupo Aquarela;

14h30 - Espetáculo teatral " As aventuras de Juaninha e Mirtilo";

14h30 - Oficina de criação literária e ilustrações com o escritor e ilustrador Gil Kipper ( os alunos que assistiram o teatro de manhã, agora participaram da oficina);

15h30 as 16h30 - Continuação da animação cultural e Contação de histórias com "Fredi Bessa" do Grupo Aquarela.