30/04/2018
Reflorestamento com erva mate
Rentabilidade e sustentabilidade caminham juntas no projeto de Milton José Sestari

Milton José Sestari é natural de Gramado Xavier, mas atuava como escrivão da Polícia Civil fora do município. Após se aposentar, voltou para a propriedade e iniciou um projeto de reflorestamento com erva mate, uma planta nativa da região.

Para iniciar o trabalho na propriedade, Sestari entrou em contato com a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município. Após o contato iniciaram estudos para avaliar o melhor local para o reflorestamento. Sestari possui licenciamento para a supressão de árvores nativas em estágio inicial de regeneração natural e a reposição com erva mate.

O produtor fez a plantação de um total de três mil pés de erva mate no final de junho do ano passado, nas duas áreas de licenciamento. Ele pretende plantar mais três mil esse ano e seu objetivo é atingir a meta de 30 mil pés. Sestari está realizando o reflorestamento sombreado, deixando as árvores de estágio médio no local sem suprimir, segundo ele, além de a erva mate que é cultivada em local sombreado ter mais qualidade, ela também tem mais procura pelas ervateiras.

Quando decidiu fazer o reflorestamento, o primeiro objetivo de Sestari foi o manejo sustentável, que por mais que suprimem árvores nativas, refloresta uma área maior de erva mate. A maioria dos produtores de erva mate do município terminaram com os ervais, pelo preço baixo pago pelas ervateiras. Sestari está investindo nesta cultura, ao inverso dos produtores locais, acreditando que ela é rentável pelo manejo de condução da cultura que ele adotou.