11/09/2018
Desfile Cívico de 7 de setembro
O evento contou com apresentações das escolas municipais e da escola estadual

Organizado pela Secretaria de Educação e Cultura do município, o Desfile Cívico de 7 de setembro, realizado na manhã da quinta-feira(06), mobilizou as escolas municipais e a estadual, alunos e profissionais da secretaria de educação. O tema trabalhado por todas as escolas foi “que Brasil você quer para o futuro?”

A primeira apresentação ficou por conta da banda Professor Danilo Mallmann, banda da escola do estado. Logo em seguida as autoridades presentes realizaram a abertura oficial do evento. O Secretário de Educação e Cultura Luiz Homero Groff e o prefeito Claucir José Mafi.

A primeira escola a se apresentar foi a Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI, Cantinho da Criança, com o tema Família e Escola, juntas por um Brasil melhor.

Depois da EMEI, a segunda escola a desfilar foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental, EMEF João Moré, com o tema “queremos um Brasil melhor e com mais união, saúde, respeito, paz e educação”.

A terceira escola foi a EMEF Amâncio Ferreira, que assim como todas as escolas trouxe o tema “Que Brasil você quer para o futuro?”

A quarta escola a se apresentar foi a EMEF Espírito Santo, que tinha como tema a Família e Escola. Com as faixas “família e escola juntas na formação do cidadão”, “é na família que aprendemos”, “é na escola que aprendemos” e “nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.

A quinta escola foi a EMEF Lúcia Hoppe, que tinha como tema “Brasil, minha Pátria”.

A sexta escola foi a EMEF Tomás Antônio Gonzaga, que tinha como tema Nação Brasileira. Os cinco pelotões representaram as cinco regiões do país, em cada região apresentavam cartazes com os mapas dos estados e a cultura da região.

O desfile cívico encerrou com a apresentação da Escola Estadual de Ensino Médio Margit Kliemann, que tinha como tema a Educação. O primeiro pelotão trazia a faixa, “quem ama valoriza a vida”. O segundo pelotão apresentou a faixa “valores humanos formam humanos de valor”. O terceiro foi “a educação é a maior ferramenta para o desenvolvimento humano”. Logo em seguida teve apresentação das balizas e após, a banda Professor Danilo Mallmann se apresentou com a escola. A banda também tocou durante todo o desfile das escolas municipais. A próxima faixa da escola foi a “a cultura”, que remeteu a cultura alemã. A escola também abordou o tema racismo, com a faixa “por dentro todos são da mesma cor, diga não ao racismo”. Outra faixa apresentada foi “a mudança começa pela educação”. Durante o desfile, também foi abordado o tema violência, com as faixas “educação é condenar todas as formas de violência” e “não levante sua voz, melhore seus argumentos”.